Quarta, 16 Setembro, 2020 - 11:44

FACE SE REÚNE COM O COMISSÁRIO DO MEIO AMBIENTE SINKEVIČIUS SOBRE A DIRETIVA AVES

Bruxelas, 9 de setembro de 2020 – Hoje, a Federação Europeia para a Caça e Conservação (FACE) teve uma reunião produtiva com o Comissário do Meio Ambiente, Virginijus Sinkevičius, onde foram discutidas uma série de questões ligadas à caça regional, à rola-comum e à Política Agrícola Comum (PAC).

O presidente da FACE, Torbjörn Larsson, juntamente com a equipe do FACE, delegados da Federação Nacional de Caçadores da França, da Real Federação Espanhola de Caça e da Federação Italiana de Caça.

No início da reunião, a FACE reafirmou seu compromisso de ajudar a promover a implementação da Diretiva das Aves e da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030. A FACE também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição dos caçadores para a conservação do habitat e a importância cultural das práticas regionais de caça para muitas áreas rurais na Europa.

Sobre a Rola_comum europeia, ambas referidas à relevância do plano de ação internacional e ao trabalho da Comissão Europeia sobre a gestão da gestão adaptativa, lançada no início deste ano.

O comissário Sinkevičius ressaltou que, mesmo que a mudança do uso da terra seja um fator-chave para o declínio da Rola_comum na Europa, a caça só deve continuar se a sua sustentabilidade puder ser garantida. Nesse contexto, a FACE destacou os avanços que estão sendo feitos para implementar medidas de conservação em nível nacional, garantindo que a colheita seja sustentável e que o interesse seja mantido na espécie.

Referindo-se às moratórias, o Dr. David Scallan, secretário-geral do FACE, declarou: "Temos visto moratórias sobre espécies caçadas das quais resultam quedas populacionais quando deixam de ser caçadas e de estar na lista de prioridades de conservação por parte dos caçadores, e declínios persistem. A oportunidade de sucesso da conservação para a Rola-comum não deve ser perdida dessa forma".

Tanto o FACE quanto o comissário Sinkevičius concordaram com a necessidade de maior coerência entre as diretivas da natureza e a PAC. Diante disso, a FACE esclareceu que seus membros estão ativos na convocação de medidas agroambientais eficazes para promover a recuperação de pequenas populações de jogos, incluindo a Rola_comum.

Tanto o FACE quanto o comissário Sinkevičius concordaram com a necessidade de um maior diálogo sobre a caça sustentável e a boa cooperação.


Acesso Restrito

Necessita registar-se para visualizar os anexos