Segunda, 26 Julho, 2021 - 15:24

O Futuro da Rola Comum na Europa: Perspectivas sobre a Caça e a Conservação

Bruxelas, 14 de julho de 2021 – Hoje, especialistas em caça e conservação, bem como membros do Parlamento Europeu, reuniram-se online para discutir "O Futuro da Rola Comum na Europa: Perspectivas sobre a Caça e a Conservação"no âmbito de um webinar de informações organizado pela Federação Europeia para a Caça e Conservação (FACE). O objetivo era explicar a situação da espécie e os próximos passos em relação à caça e conservação da Rola Comum na Europa para caçadores e decisores.

Este oportuno webinar vem na sequencia do grande manifestado nos workshops de Gestão Adaptativa da Rola Comum organizados pela Comissão Europeia, que colocaram a espécie sob os holofotes em relação às medidas de conservação e regulamentos de caça.

Durante o webinar, o professor Gregorio Rocha, da Universidade de Extremadura, forneceu atualizações sobre as necessidades de conservação da espécie,o trabalho realizado pela comunidade de caça e as consequências negativas de parar a caça. Houve atualizações de Cy Griffin, Gerente Sênior de Conservação daFACE sobre o estado de jogo com o processo de Gestão da Colheita Adaptativa com uma visão geral dos cenários esperados.

Para os países da rota central e oriental, é claro que haverá uma redução de 50% na captura, e isso exigirá um trabalho considerável. Os governos já se comprometeram com esse facto, inclusive com novos sistemas para registrar a captura e apoiar a pesquisa. Nesse contexto, Tristan Breijer, diretor de Parcerias Estratégicasda Hunter&Co., que é o maior aplicativo de caçadores da Europa, explicou o valor agregado dos aplicativos de smartphones para gravaçãode colheita, monitoraização e pesquisa.

É claro que, houve grande frustração manifestada com a situação na via aérea ocidental, principalmente porque a recuperação da população deRola Comum é possível, com uma captura limitada e os caçadores estão dispostos a aceitar isso, juntamente com o fato de que a opção por uma colheita residual não foi totalmente explorada.

O presidente da FACE, Torbjörn Larsson, afirmou que: " É muito lamentável que, em vez de reduzir a colheita e ajudar os Estados-Membros no viaduto ocidental, haja um forte impulso para a colheita zero por parte da Comissão Europeia que comina com casos de infrações contra a França e a Espanha. Houve ameaças adicionais de ação de infração contra outros Estados-Membros na via aérea ocidental, o que torna impossível a tomada de decisões da Gestão da Captura Adaptativa ".

Alémdisso, vários deputados de diferentes grupos políticos – Álvaro Amaro (EPP, Portugal), Alex Agius Saliba (S&D, Malta), Isabel Benjumea-Benjumea (EPP, Espanha), Juan Ignacio Zoido (EPP, Espanha), Josianne Cutajar (S&D, Malta) – destacaram a necessidade de um equilíbrio bem equilibrado entre a caça e a conservação, em vez da moratória da caça à espécie e da perda de enormes investimentos na sua conservação anual. As decisões irão ser tomadas pelos Estados-Membros em relação à caça à espécie.

Referindo-se à sua carta aberta , que foi assinada em conjunto pelos deputados,o Sr. Álvaro Amaro, Presidente do Intergrupo “Caça, Campo eBiodiversidade, " expressou a sua decepção com a posição preventiva e intransigente tomada pela Comissão Europeia para introduzir uma moratória sobre a caça da espécie, embora isso tenha sido rejeitado pelo 10 países que permitem sua caça". Ele também destacou a sua decepção com a infração tomada pela Comissão Europeia contra a França e a Espanha, que não permitem a conservação da espécie comparativamente com vários outros Estados-Membros.

Ao apermitir outras intervenções, vários representantes dos membros do FACE ( organizações nacionais de caça da Europa – Paula Simões da Federação Portuguesa de Caça- FENCAÇA e Michael Sorrenti da Federaçao Italiana da Caça-FIC ) aproveitaram para expressar suas opiniões sobre a situação atual a nível nacional. Eles destacaram o apoio e o forte envolvimento das comunidades locais na conservação da espécie. No entanto, alguns também expressaram a decepção decorrente da falta de reconhecimento que enfrentam.

Para obter informações completas sobre a situação da especie e conhecer as perspectivas e o papel dos caçadores na conservaçãode ROLA COMUM, veja a gravação de vídeo aqui

Acesso Restrito

Necessita registar-se para visualizar os anexos