Quinta, 4 Julho, 2019 - 12:27

Wildlife Summit 2019 – Cimeira da Fauna & Gestão Cinegética

Dois dias intensos na Cimeira da Fauna & Gestão Cinegética (Wildlife Summit 2019) decorreram nos passados dias 28 e 29 de Junho de 2019 nas instalações do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterenária) em Oeiras, com a coorganização do INIAV e do Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade (CCEGSECB).

A FENCAÇA, como não podia deixar de ser, marcou presença ativa nos trabalhos com o fim de colaborar na “discussão” e análise dos temas técnicos, científicos e políticos que dominam a atenção de todos que se preocupam com as problemáticas em torno da fauna silvestre, gestão cinegética, caça e biodiversidade.

O certame teve a presença, do Eng.º Miguel Freitas – Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, das três OSC de 1.º nível portuguesas e representantes federativos espanhóis do sector da caça, dos representantes dos Agricultores (CONFAGRI, CAP, CNA e AJAP) de ONGs do Meio Ambiente (LPN, WWF Portugal, SPEA) da comunidade científica, etç.

Um dos temas iniciais que mereceu a atenção de todos, focalizou-se na necessidade de acabar com a desconfiança, que existe, entre as ONGs do Meio Ambiente e as OSC (organizações do sector da caça). O debate permitiu percepcionar que todos, começaram a acreditar que o aumento de sinergias da actividade Cinegética com a conservação da natureza é benéfica para ambos os sectores e que quem mais ganha com ela é a Fauna selvagem e a biodiversidade.

Durante os dois dias foi possível observar painéis a analisar a Conservação e Gestão da Vida Selvagem, a caça de troféus, os planos globais de gestão, o turismo cinegético, as ameaças sanitárias e o reforço da vigilância, o património genético das espécies cinegéticas, a comunicação dentro e fora do sector, a importância dos censos com a participação do sector cinegético na realização dos mesmos, o aproveitamento das diversas áreas do conhecimento e o trabalho inclusivo, etç.

No decorrer do certame tomaram posse os novos membro do Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade (CCEGSECB).

A FENCAÇA congratula-se pelo sucesso e participará activamente em novas iniciativas do Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade (CCEGSECB) com vista ao desenvolvimento do sector cinegético no nosso país tendo em foco que esse desenvolvimento acarretará benefícios em toda a fauna silvestre e na biodiversidade.

Mais informações em :

http://www.wildlifesummit.com/?fbclid=IwAR3WoCoXH7FeHGLmSmIa-RDAILMVdglJVLOwxuWiLREDxweKlUVu03Q-L2g

Acesso Restrito

Necessita registar-se para visualizar os anexos