Quarta, 5 Junho, 2024 - 17:22

O próximo Parlamento Europeu será crucial para os caçadores: Use o seu voto

À medida que as eleições europeias se aproximam, o futuro da caça e da conservação na Europa encontra-se num ponto crítico. A próxima legislatura será decisiva para a caça e a conservação, com várias questões-chave a dominarem a agenda.

Regulamentação e legislação. Mais de oitenta por cento das regras que afetam os caçadores atualmente provêm de Bruxelas. Estas podem incluir o quê, onde, quando e como caçamos. Também afetam o uso da terra e a biodiversidade, as espécies exóticas invasoras, o controlo de doenças da vida selvagem, os regulamentos sobre armas de fogo e munições e muito mais.

Gestão dos grandes carnívoros. A rápida expansão dos grandes carnívoros, em particular dos lobos, tem causado conflitos em toda a Europa. O Parlamento Europeu já adotou uma resolução que apela a uma melhor gestão destas populações para reduzir os conflitos. Isto inclui a possibilidade de reduzir a lista de lobos ao abrigo da Convenção de Berna, um tema que irá provavelmente exigir uma atenção significativa das partes interessadas na próxima legislatura.

Ação de Conservação. O próximo Parlamento desempenhará um papel crucial na definição da Política Agrícola Comum pós-2027, que tem um grande impacto no estado das populações de caça menor na Europa. As decisões aqui tomadas terão impacto na conceção da política agrícola e no financiamento de medidas de biodiversidade, que são vitais para a conservação de várias espécies e habitats importantes para os caçadores.

A importância do voto. Apesar da influência significativa das decisões da UE, a participação dos eleitores nas eleições europeias tem sido tradicionalmente baixa. Em 2019, a taxa média de participação foi de cerca de 50%, com uma participação muito menor em alguns países. Os caçadores devem participar no processo eleitoral para garantir que os seus interesses são representados. A baixa participação permite que um grupo mais pequeno e mais motivado molde políticas que podem ter um impacto profundo na caça.

O Intergrupo “Biodiversidade, Caça, Campo”. Desde 1985, muitos deputados do Parlamento Europeu (PE) têm-se agrupado no Intergrupo “Biodiversidade, Caça, Campo”. A pertença a este grupo representa um forte compromisso para com debates ativos com colegas, a Comissão Europeia, peritos e partes interessadas do mundo rural, incluindo caçadores.

Durante a legislatura 2019-2024, cerca de 120 eurodeputados aderiram a este intergrupo (ver lista completa dos membros aqui). Este grupo tem sido fundamental na abordagem de questões como a gestão dos grandes carnívoros e a regulamentação das práticas de caça.

Reunir apoio entre os eurodeputados recém-eleitos para restabelecer o Intergrupo após as próximas eleições será crucial para ajudar a debater questões fundamentais para a caça e a conservação no Parlamento Europeu.

Para obter mais informações sobre como votar no seu país, visite este sítio Web da UE.

Promova e partilhe o Manifesto Eleitoral FACE com os seus candidatos nacionais e peça-lhes que subscrevam os seus princípios, demonstrando o seu empenho na caça e na conservação na Europa, disponível aqui e traduzido em várias línguas.

Fonte: https://mailchi.mp/face.eu/pr-5-june-6268608?e=08949703a3

Acesso Restrito

Necessita registar-se para visualizar os anexos